1.17 Exercício (3): Lidando com a invisibilidade


Este exercício é relacionado ao conteúdo teórico da Lição 1. É uma tarefa de casa que você pode fazer sozinho(a) e, depois, enviar a um tutor, orientador ou outros colegas.

Leia a tradução de uma matéria jornalística publicada pelo tablóide britânico The Sun:

Cientista inventa capa de invisibilidade (The Sun, 19/10/2006)
Uma “capa” de invisibilidade foi produzida por um cientista britânico. O dispositivo pode emitir microondas ao seu redor para tornar objetos indetectáveis por meio de radar. Especialistas estão confiantes de que o artifício pode ser aprimorado para fazer o mesmo com raios de luz – tornando as coisas invisíveis a olho nu, assim como a capa do jovem bruxo Harry Potter. Uma equipe liderada pelo professor Sir John Pendry construiu o protótipo na Universidade de Duke, na Carolina do Norte. Ele é feito de dez anéis de fibra de vidro recobertos por cobre, que desvia as ondas. Ao descrever como funciona, seu colega, o professor Davir R. Smith disse: “Todas as ondas eletromagnéticas são varridas em torno dessa área... para emergir do outro lado, como se elas tivessem passado por um espaço vazio”. O professor Pendry, da Faculdade Imperial de Londres, anunciou o projeto no início deste ano. Ele foi financiado pelo departamento de defesa dos Estados Unidos.

Esta é uma matéria jornalística clássica. Ela traz a informação mais importante no início e responde a todas as perguntas jornalísticas: Quem? O quê? Quando? Onde? Por que? Como? Sua linguagem é simples e clara. Mas ainda há algo errado com o texto.

Importante: Por favor não tente se tornar um especialista na física desta pesquisa! Você não precisa entender tudo em detalhe. Apenas tente compreender a grosso modo as principais idéias e estimar sua relevância jornalística.

Questão 1
Tente descobrir o que está errado no artigo. Você pode encontrar a resposta procurando nos seguintes materiais, em inglês:

Press release original distribuído por EurekAlert
[http://www.wfsj.org/course/en/L1/micro.html]

Artigo científico original publicado na revista Science
[http://www.wfsj.org/course/docs/Cloack_Schurig-10-20-06.pdf]

Matéria jornalística correlata publicada na mesma revista
[http://www.wfsj.org/course/docs/cloack_cho.pdf]

E uma boa matéria sobre isso publicada pela BBC
[http://news.bbc.co.uk/2/hi/science/nature/6064620.stm]

Questão 2: Qual foi a sentença de pesquisa da matéria publicada em The Sun?
Questão 3: Como poderíamos escrever uma sentença de pesquisa melhor?
Questão 4: Você pode pensar numa sentença narrativa sobre este assunto?


página principal Questões 1-3 Questões 4-6 Exercícios 1-2 Respostas do exercício (3) Exercício (4)
  Respostas 1-3 Respostas 4-6 Exercício 3