Lição 1: Planejando e estruturando seu trabalho
Jan Lublinski

1.1 Introdução




Repórteres de ciência, mesmo os experientes, tendem a se apaixonar à primeira vista: Uma droga nova contra tuberculose – tenho que escrever sobre isto! Matéria escura – que mistério emocionante! Um computador por criança – temos que discutir isso!

Mas escrever bem sobre ciência não é só encontrar temas excitantes. Questões complexas precisam ser, pelo menos em parte, compreendidas e colocadas dentro de um contexto, coisa que os cientistas podem não fazer nas entrevistas mais simples.

Escrever sobre ciência envolve pensar sobre as questões: Qual será o foco do meu trabalho? Como eu planejo, negocio e apresento uma matéria?

Após completar esta lição, você terá uma nova visão sobre perfil dos veículos, audiências e ângulos de abordagem possíveis para as notícias jornalísticas. Você também estará mais familiarizado com o conceito de sentença de pesquisa, o que pode ajudar você a estruturar sua pesquisa, bem como a escrever sua matéria. E você terá uma breve introdução sobre os conceitos de escrita narrativa e sentença narrativa.


página principal | próxima