1.12 Questões (1-3)


As oito questões abaixo ajudarão você a revisar o conteúdo parte teórica da Lição 1. Algumas soluções possíveis estão na próxima página. Tente não olhar nossas respostas antes de escrever as suas num pedaço de papel.

Para começar, visite o site [http://www.scidev.net/es/practical-guides/], em espanhol. Procure identificar os critérios para que uma matéria jornalística seja publicada no portal SciDev.Net. Em seguida, responda às três primeiras questões:

Questão 1
Quantos parágrafos o leitor de um artigo de SciDev.Net deve ler antes de compreender o sentido principal do texto?
  1. 1 parágrafo
  2. 3 parágrafos
  3. 5 parágrafos
Questão 2
Imagine que você começou a escrever sua primeira matéria para SciDev.Net, mas percebeu que já tem 600 palavras antes de terminar o texto. O que você faz?
  1. Reduz o número de palavras para 350, como foi combinado com o editor ou editora.
  2. Pede ao editor permissão para escrever 650 palavras.
  3. Escreve 1200 palavras, envia ao editor e explica por que seu texto virou uma reportagem.
Questão 3
Qual das pautas abaixo estaria mais adequada para SciDev.Net?
  1. Extratos de plantas contra leishmanioses. Um grupo de pesquisadores brasileiros analisou substâncias ativas de 16 espécies de vegetais cujos extratos brutos são tradicionalmente usados contra infecções e inflamações – como úlceras, malária e diarréia – e comprovou que cinco delas são efetivas contra os parasitos causadores das leishmanioses e sete, contra o fungo Candida krusei, que afeta pessoas imunodeprimidas.
  2. Países andinos tentam frear o degelo de seus glaciais. Projeto apresentado pela Comunidade Andina de Nações pretende ajudar Bolívia, Equador e Peru a enfrentarem a redução acelerada de seus glaciais tropicais, causada pelas mudanças climáticas. O projeto terá duração de quatro anos e será financiado pelo Banco Mundial e pelos países andinos.
  3. Colômbia financiará atividades de ciência e tecnologia. Pela primeira vez em seus 40 anos, o Instituto Colombiano para o Desenvolvimento da Ciência e da Tecnologia abre uma convocatória massiva de 11 propostas para promover a formação avançada e as atividades de ciência, tecnologia e inovação no país.



página principal Questões 1-3 Questões 4-6 Exercícios 1-2 Respostas do exercício (3) Exercício (4)
  Respostas 1-3 Respostas 4-6 Exercício 3