2.19 Exercício (2)


Para encontrar cientistas em sua região via internet, tente os seguintes passos:
  1. Use ferramentas de busca como Google, Yahoo e MSN, usando termos apropriados ao tema e localidade escolhidos (exemplo: “pesquisa em dengue” e Brasil).
  2. Acesse os links indicados e veja que organizações fornecem contatos de pesquisadores na sua região.
  3. Você pode encontrar a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e algumas pesquisas sobre dengue que estão sendo feitas por esta instituição.
  4. Veja se as organizações que você encontrou na busca também listam eventos e conferências sobre o tema. Eles podem oferecer informações úteis e idéias de pautas. Vale a pena entrar em contato com os organizadores ou cientistas participantes e obter informações sobre o que eles estão fazendo. Eles podem se tornar tema para um perfil ou reportagem.
  5. Estes passos podem ser repetidos para muitos temas diferentes, de modo a revelar organizações de pesquisa que têm sites e contatos dos pesquisadores.
Observação: Muitos centros de pesquisa na América Latina e na África ainda não têm páginas na internet, e você só poderá encontrá-los como colaboradores de outras organizações. Além disso, muitos sites podem estar desatualizados. E, por fim, lembre-se de que, se alguém tem um site pouco atraente, isso não significa que sua pesquisa também seja assim.


página principal Questão (1) Questão (3) Exercício (1) Exercício (3)
  Questão (2) Questão (4) Exercício (2)