Lição 2: Encontrando e avaliando notícias científicas
Julie Clayton
2.1 Introdução




Como jornalista científico(a), você tem duas opções: esperar que as pautas venham até você ou correr atrás delas.

Se você esperar que as pautas cheguem até você, talvez por meio de press releases, você pode ter muitas opções para escolher, mas é provável que os outros veículos de comunicação da ciência tenham as mesmas notícias.

Correr atrás de suas próprias pautas requer mais trabalho, mas pode ser mais gratificante se você puder encontrar notícias menos batidas – talvez uma exclusiva. E, especialmente para jornalistas que trabalham em países em desenvolvimento, esta pode ser a única maneira de descobrir as pesquisas que estão em andamento em sua região.

Além disso, se você está trabalhando para um veículo de comunicação pela primeira vez, certamente é uma boa idéia começar com uma notícia que ninguém mais cobriu. Não precisa ser um grande furo – uma matéria pequena, mas interessante, é suficiente para começar.

Esta lição é voltada para jornalistas, sobretudo de países em desenvolvimento, que desejam desenvolver suas habilidades para encontrar e avaliar fontes de notícias científicas.

Ao completá-la, você estará mais familiarizado(a) com uma gama ampla de fontes de notícias, incluindo internet, e terá considerado alguns critérios-chave para avaliar a importância de uma pauta, a validade de uma afirmação e a credibilidade de um cientista.



página principal | próxima