3.18 Questões (1-4)


As questões a seguir vão ajudar você a revisar os pontos explicados na Lição 3.

Questão 1:
Uma empresa anuncia um novo produto à base de ervas que, segundo eles, vai curar uma doença importante. Todas as declarações e evidências vêm da própria empresa. Qual é a sua primeira questão para os entrevistados a seguir?
  1. O porta-voz da empresa
  2. Alguém que sofre da doença
  3. Um representante da Organização Mundial de Saúde
  4. Um médico local
Questão 2:
Enquanto você está falando com um representante de uma instituição científica ou ministério de ciência numa entrevista presencial, ele ou ela diz: “Essa questão não é importante. Não vou respondê-la”. O que você deve responder?
  1. “Você está evitando esta pergunta?”
  2. “Não posso forçar você a responder à pergunta, mas isso faz parecer que você está fugindo da questão”.
  3. Você não responde nada, simplesmente vai para a próxima pergunta.
  4. Você evita o confronto, mas depois faz uma reclamação com o chefe do entrevistado.
Questão 3:
Há um surto de gripe aviária na sua região. Um jornalista entrevistou as pessoas a seguir, fazendo a cada entrevistado uma pergunta. Por que estas perguntas não estão adequadas ao entrevistado em questão?
  1. Numa pequena criação de galinhas para subsistência, uma avó que trabalha no mercado informal; “Você sabe como o H5N1 funciona?”
  2. Um veterinário do governo, encarregado de monitorar o maior mercado de frangos do país; “Por que você não fez mais para combater a gripe aviária?”
  3. Um ativista protetor das aves que afirma que a gripe aviária não existe de verdade, mas é um complô da CIA e de agências de inteligência ocidentais para destruir a economia local; “Descreva essa armação da CIA para nos fazer acreditar em gripe aviária”.
  4. O dono de uma grande empresa que possui muitas fazendas de frangos, assim como a rede de distribuição que leva os produtos aos supermercados; “O governo está fazendo o suficiente para proteger sua produção?”
  5. Um representante da indústria farmacêutica divulgando algumas drogas contra gripe aviária; “O governo está comprando medicamentos suficientes da sua empresa?”
  6. Um epidemiologista local; “Você pode me dizer quantas mortes têm ocorrido – em números absolutos e porcentagens da população de aves – e comparar a situação com a do ano passado?”
Questão 4:
Pessoas poderosas podem fazer você se sentir intimidado(a) durante uma entrevista. Mas, na verdade, elas estão acostumadas a serem questionadas. Então, às vezes, o maior obstáculo é sua própria atitude. Escreva quais seriam suas principais questões se você fosse entrevistar as pessoas abaixo:
  1. O vencedor do Prêmio Nobel da Paz e primeiro presidente democrático da África do Sul, Nelson Mandela, sobre HIV/Aids.
  2. O presidente ou primeiro ministro do seu país, depois de a imprensa anunciar que seu filho é HIV positivo.
  3. O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), sobre mudanças climáticas.
  4. O presidente do Banco Mundial, sobre a importância de financiar pesquisas e desenvolvimento científicos.
  5. Um(a) professor(a) de física quântica que acabou de receber a notícia de que ganhou o Prêmio Nobel deste ano.



página principal Questões (1-4) Respostas (1-4) Exercícios (1-4)