Lição 4: A arte de escrever
Nadia El-Awady
4.1 Introdução




Um ou uma jornalista que escreve sobre temas de ciência pode estar competindo com todo tipo de matérias e precisa seguir regras que têm muito em comum com a redação de notícias sobre outros temas. Você será capaz de escrever artigos interessantes sobre ciência se você investigar, entender o tema, tiver boa capacidade de comunicação e seguir as regras usuais da redação jornalística.

Mas há algumas coisas que jornalistas científicos precisam ter em mente de forma especial. Como simplificar um jargão científico complexo, por exemplo? Ou como ajudar os leitores a compreender números – como aqueles relacionados a tamanho, volume, peso e distância – que podem ser extremamente pequenos ou incrivelmente grandes? Ou, mais importante, como um ou uma jornalista científico(a) escreve sobre um tema aparentemente rotineiro de forma a captar a atenção do leitor do começo ao fim?

Nossa expectativa é que, ao final desta lição, você tenha uma compreensão geral dos conteúdos básicos para uma boa escrita jornalística. Esperamos também que você tenha aprendido a escrever sobre ciência de forma mais interessante. Uma nota com tema científico não precisa ser chata. Há alguns truques e ferramentas simples que podem ajudá-lo(a) a despertar o senso de aventura e a curiosidade em leitores de todas as idades. Aprenda a usá-los e seus artigos competirão com os outros sobre conflitos armados e desastres naturais pela capa de qualquer jornal ou revista!


página principal | próxima