4.2 Saiba para quem você está escrevendo


Antes de escrever uma letra no papel ou documento de Word, esteja familiarizado com três de seus críticos mais importantes: seu editor ou editora, sua audiência e você mesmo – e nessa ordem!

4.2.1 Seu editor


Certifique-se de que você entende bem o seu editor ou editora. Discuta a pauta primeiro e veja que ângulo de abordagem ele ou ela deseja. Confira o tamanho esperado da sua matéria e se você deverá enviar algum tipo de material adicional, como fotos ou diagramas, para torná-la mais interessante.

É importante entender que você precisa de um equilíbrio delicado na relação com seu editor ou editora. Como falamos na Lição 1, ele ou ela estará ocupado se comunicando com outros repórteres, além de ter o trabalho diário de preparar muitos artigos para publicação. Então, embora ele ou ela possa gostar de se comunicar com você, essa comunicação não deve ir além da troca de uns dois e-mails para começar. De outro modo, seu editor ou editora pode decidir trocar você por um outro repórter que pegue as coisas mais rápido. Lembre-se é um mercado muito competitivo!

Mas preste atenção: você conhece sua notícia melhor do que qualquer um. Editores às vezes pedem por notícias que simplesmente não existem. Seja confiante em sua investigação e informe seus resultados de forma clara.

Depois de escrever seu artigo, espere que seu editor ou editora solicite mudanças. Esta é uma das formas mais importantes de conhecer bem os editores. Aprenda com as modificações, não apenas para entender o que seu editor ou editora espera que você faça da próxima vez, mas também para melhorar a sua escrita em geral. Editores são os melhores professores de redação.

Lembre sempre: não importa há quantos anos você esteja escrevendo, há sempre algo a mais para aprender e espaço para melhorar suas habilidades!

Comunique-se com seu editor ou editora sem ser irritante. Seja confiante em suas habilidades jornalísticas, mas sempre aberto a aceitar sugestões.


anterior | página principal | próxima