Lição 6: Cobrindo controvérsias
K.S. Jayaraman
6.1 Introdução




Em 1988, médicos insatisfeitos de um instituto médico em Délhi fizeram uma greve, suspendendo os serviços do hospital. Enquanto a cobertura da mídia enfatizava a greve e como ela afetava os pacientes, percebi que este era o melhor momento para descobrir informações internas de médicos geralmente reticentes e que, diante da situação, estavam dispostos a falar contra a administração do instituto. Eles revelaram que os pesquisadores do hospital, testando de forma antiética uma nova droga abortiva produzida por uma empresa sueca, sufocaram até a morte um feto abortado que “nasceu vivo e chorando”.

Obtive, com a ajuda de uma pessoa do instituto, uma cópia do relatório médico da mãe. O fato de conseguir esse relatório antes da publicação da matéria salvou a mim – o repórter – e ao veículo de comunicação quando o diretor do instituto foi até a redação no dia seguinte, ameaçando processar o jornalista responsável. O diretor foi deposto logo depois.

Esse evento é um bom lembrete de quão controversas algumas matérias podem ser e do quão importante é ser cauteloso na preparação dessas matérias.

Há muitos tipos diferentes de controvérsias e algumas se apresentam aos repórteres de ciência de forma mais óbvia do que outras. Na maioria das vezes, a controvérsia pode ser muito óbvia, por exemplo, se um cientista afirma que a Terra não é redonda. Em outros casos, as sementes da controvérsia podem permanecer escondidas, como, por exemplo, na retirada súbita de um medicamento do mercado.

Em contraste, a maioria das matérias de ciência relata uma variedade tradicional de temas – novas tecnologias ou descobertas; matérias baseadas em entrevistas com cientistas; artigos apresentados em eventos ou publicados em revistas científicas; press releases de empresas anunciando uma nova droga e assim por diante. As lições anteriores deste curso ensinam a você as técnicas para criar e apresentar matérias de ciência em geral.

Nesta lição, você vai aprender como administrar as controvérsias da ciência com segurança.


página principal | próxima