7.12 Questões (1-5)


Questão 1: Encontrando matérias sobre políticas

Em quais desses locais você tem mais chances de ouvir sobre o desenvolvimento de uma nova política científica?
  1. Numa reunião política em que um candidato faz um discurso
  2. No encontro anual de um ministério ou agência de ciências
  3. Durante a visita de um primeiro ministro a um orfanato
  4. Numa revista trimestral especializada em matemática teórica
  5. Numa entrevista coletiva da Microsoft sobre sua estratégia anual
Questão 2: Encontrando matérias sobre políticas

Você foi chamado para cobrir a 50ª Conferência Internacional de Microorganismos. Na mesa de abertura, os cinco palestrantes são: o primeiro ministro do país que sedia o encontro, o diretor da Sociedade Internacional de Microorganismos, o vice-ministro da Saúde do país anfitrião, o reitor da universidade onde o encontro acontece e um prestigiado pesquisador das ciências da vida que ganhou o Prêmio Nobel. Quem são os mais influentes? Faça uma lista dos palestrantes, ordenando-os segundo a possibilidade de eles renderem matérias para o seu jornal, revista ou emissora de TV. Explique que tipos de notícias podem vir de cada palestrante.

Questão 3: Encontrando o ângulo de abordagem político

Suponha que você escreve para um meio de comunicação de massa genérico e leu as afirmações a seguir. Quais delas são mais adequadas para uma matéria sobre política científicas em seu veículo e tema escolhidos?
  1. Um famoso pesquisador de ciências da terra reclama que o financiamento para seu campo de trabalho tem sido muito pequeno.
  2. Uma epidemiologista alerta que, se uma vacina humana contra o vírus H5N1 não for desenvolvida, a pandemia de gripe será inevitável em sua região nos próximos meses.
  3. Uma pesquisadora de ciências da vida diz que a pesquisa com células-tronco em seu país tem sido muito restringida e que não deveria haver tantas limitações éticas.
  4. Um ministro da ciência conclama seu país a ser mais inovador.
  5. Um cientista diretor de um grande projeto de proteômica declara que os fundos prometidos para seu projeto foram apropriados por outros programas de pesquisa.
Questão 4: Relatando o ângulo de abordagem científico

Suponha que você está num pequeno encontro sobre cooperação científica internacional, onde você ouviu de um representante do Ministério da Saúde que eles estão planejando uma política para limitar a participação de pesquisadores estrangeiros nos projetos financiados com fundos locais. Imagine que há vários participantes desse encontro – formuladores de políticas, cientistas políticos, cientistas. Tente encontrar três entrevistados e formular questões breves para eles sobre essa política. Lembre-se de que seu tempo é muito limitado.

Questão 5: Lidando com informações delicadas

Uma fonte lhe conta que muitos cientistas se opõem a um grande projeto de engenharia que custa bilhões de dólares e pode ter conseqüências ambientais desastrosas. Porém, ninguém está falando abertamente sobre esse projeto. Quais são as melhores maneiras de começar a buscas informações críticas, porém confiáveis?
  1. Agendar uma entrevista oficial com representantes do ministério responsável pelo projeto.
  2. Fazer uma busca no Google Scholar com palavras-chave relacionadas ao projeto e seus possíveis impactos.
  3. Visitar o site do ministério que apóia o projeto.
  4. Ler relatos relevantes publicados na mídia.
  5. Explorar os sites das agências das Nações Unidas.



página principal Questões (1-5) Respostas (1-5) Exercícios (1–4)