8.30 Exercícios


Exercício 1: Veja novamente as pautas da seção 8.22 e discuta as questões abaixo com o seu tutor, se você tiver um, ou com um colega.
  1. Você tem outra idéia de gancho?
  2. Essas pautas podem ser reescritas de maneira mais concisa? Elas suscitam a curiosidade e a vontade de saber mais sobre o tema?
  3. As pautas estão claras e compreensíveis? Pode haver alguma interpretação errada?
  4. Tente colocar-se no lugar do editor. Esses temas são relevantes para a sua audiência? Você os escolheria para a sua emissora de TV? Por que ou por que não?
  5. Você pode descrever o tipo de imagens interessantes e pessoas importantes que você espera conseguir para ilustrar sua matéria, e também explicar como você acha que pode consegui-las?
  6. Agora volte ao lugar do jornalista que propôs a pauta – o que você poderia mudar para aumentar a chance de que as sugestões sejam aceitas?
  7. Escreva sua própria sugestão de pauta e revise-a com seu tutor, se você tiver um, ou um colega.
Exercício 2: Veja novamente a seção 8.24 e escreva seu próprio pré-roteiro para uma matéria sobre um animal que muitas pessoas conhecem em seu país, mas que a maioria das pessoas não conhece realmente muito bem.

Depois disso, por favor confira se você tem:
  1. A idéia básica da história, após coletar todos os fatos.
  2. Uma lista dos locais onde você deseja filmar.
  3. Uma lista de todas as cenas que você deseja gravar.
  4. Uma lista dos especialistas com quem falar e uma lista de perguntas a fazer.
Discuta com o seu tutor, se você tiver um, ou com um colega.

Exercício 3: Aqui está uma lista de coisas que podem dar errado durante uma gravação:
  1. A câmera não funciona.
  2. A câmera funciona, mas algumas imagens ficam embaçadas ou destruídas de alguma maneira.
  3. O som não é gravado.
  4. O som é gravado, mas, em algumas partes, aparecem barulhos estranhos.
  5. Você só consegue a metade do material que planejou inicialmente.
  6. Você esquece de levar a iluminação.
  7. Você esquece de levar um tripé.
  8. Você esquece de levar um microfone.
Pense em soluções para essas situações. Discuta-as com seu tutor e colegas problemas técnicos que você viveu no passado.

Exercício 4: Editando na câmera
Prepare um material de 30 segundos sobre uma nova descoberta. Imagine que você não tem acesso à sala de edição.

Você pode usar um método conhecido como “editando na câmera”, que, na verdade, não envolve edição. Em vez disso, cada parte é filmada numa seqüência que não muda após ser completada, tendo como resultado uma peça final assim que a última parte é filmada.

Esse método é usado às vezes para transmissões noticiosas, mas requer um operador de câmera experiente e que tenha alguma habilidade de edição. Também requer um planejamento prévio cuidadoso. Você precisa saber o tamanho da peça final e o tamanho exato das seqüências individuais. E você precisa saber com antecedência qual será sua imagem final.

Depois de discutir tudo isso com sua equipe, você pode começar a gravar. Comece com um plano geral e continue com uma variação de planos mais específicos e closes, além de um breve depoimento de um cientista.

Exercício 5:
Você quer filmar uma escola na África onde computadores estão sendo usados pela primeira vez. Você tem uma hora para gravar em uma sala de aula. Quais são as imagens que você vai fazer? Discuta com seu tutor ou com um colega. Por favor, mantenha em mente o lado ético deste exercício. Embora as crianças que encontram um computador pela primeira vez possam cometer erros básicos, a reportagem não pode retratá-las como idiotas.

Exercício 6:
Veja novamente a seção 8.28.
  1. Faça sua própria lista de obstáculos mais prováveis de serem encontrados em seu país.
  2. Faça uma lista das estratégias que você acredita que possam resolver esses problemas.
Discuta com seu tutor, se você tiver um, ou com um colega.

Exercício 7: Escolha um programa de edição para o seu computador
(Com a colaboração de Mikoláš Herskovič)

Há programas de edição de vídeo disponíveis gratuitamente na internet. Confira uma lista dos melhores programas para saber o que há no mercado – você pode testar alguns softwares livres de edição (antes de eventualmente comprar um). A maioria dos softwares livres de programas de edição são versões reduzidas de programas mais completos e, geralmente, vêm com pouco ou nenhum suporte técnico ou tutoriais, deixando você sozinho para fazer a instalação no computador e aprender a usar o programa.

1. Video Edit Magic v4.26
[www.deskshare.com/vem.aspx]

É um programa de edição que permite a você combinar JPEG, WMV, ASF, MPEG, AVI e outros formatos de arquivo numa mesma seqüência. O programa é apenas para computadores com sistema Windows e pode exportar vídeos em formato NTSE ou PAL. A versão gratuita de Video Edit Magic é uma versão de teste de 30 dias. Depois desse prazo, você vai precisar comprar a versão completa por cerca de US$ 70 – o valor pode variar conforme o país em que se está – ou mudar para outro programa de edição. O site da empresa tem várias demonstrações animadas e tutoriais para ajudar você a entender o programa e tudo o que ele pode fazer.

2. Windows Movie Maker
[www.microsoft.com/windowsxp/using/moviemaker/default.mspx]

A maioria dos computadores com sistema Windows vem com uma versão completa do Windows Movie Maker já instalada. Para usar o programa, o computador deve trabalhar com Windows XP ou superior. Se você já tem o XP e não tem o Movie Maker instalado em seu computador, pode baixar o pacote pelo site da Microsoft. O programa tem todas as ferramentas básicas de edição que você vai precisar para editar seus vídeos caseiros, além de oferecer as ferramentas de que você precisa para colocar vídeos na internet ou gravá-los em CD ou DVD.

3. Apple iMovie 6
[www.apple.com]

O iMovie vem instalado em todos os computadores novos da Apple ou pode ser comprado separadamente pelo pacote Apple's iLife. O programa oferece trilhas sonoras, efeitos de vídeo e som e suporte para podcast. Uma característica interessante do iMovie é que ele se integra com iTunes e iDVD, tornando mais fácil criar DVDs que pareçam profissionais.

4. Jump Cut
[www.jumpcut.com]
O software livre on line Jump Cut permite editar vídeos e adicionar sons, fotos, efeitos e legendas diretamente na internet.

5. Jahshaka
[www.jahshaka.org]

Jahshaka é um software de edição de vídeo gratuito que lhe permitirá técnicas de edição poderosas.

6. Zwei-Stein
[www.zs4.net]

Esse software livre funciona em sistemas operacionais de Mac, PC e Linux. É fácil de baixar e tem uma interface colorida e simples.

Exercício 8:
(Com a colaboração de Mikoláš Herskovič)

Faça o download dos programas de edição adequados.

Antes de tentar editar um vídeo em seu próprio computador, certifique-se de que você tem computador, programas e acessórios adequados. A lista a seguir resume a experiência de usuários desses programas, que as compartilharam na internet, e foi feita para facilitar a sua primeira experiência de edição.

O seu computador está pronto?
Os programas Movie Maker e iMovie vêm com a maioria dos computadores PC e Apple novos. Se a sua máquina já tem um desses dois instalados, você já está pronto. Se o seu computador não possui nenhum deles, ou se você está usando um programa diferente, você vai precisar adquirir o programa. Primeiro, porém, confira se o seu computador terá a capacidade de executá-lo. Muitos computadores antigos não são rápidos o suficiente para editar vídeos e você vai precisar aprimorar todo o sistema.

Abra algum espaço
Antes de começar um projeto de vídeo, certifique-se de que há espaço suficiente no seu computador para salvar todos os arquivos. Uma hora de gravação digital de alta qualidade, como as que você consegue com uma câmera mini-DV, correspondem a aproximadamente 13 giga de espaço em disco. Se o disco rígido de seu computador não pode armazenar toda a gravação, comprar um disco de memória externo é uma solução fácil. É útil criar uma pasta de vídeos em seu novo disco, para salvar todos os seus projetos de vídeo. Isso vai deixar o seu disco mais organizado e os arquivos, mais fáceis de encontrar.

Monte um sistema
Você vai precisar de vários cabos para assegurar que seu computador, disco rígido e câmera podem se conectar e comunicar.

Geralmente, você usar cabos FireWire ou USB para isso. Mas computadores e câmeras aceitam diferentes conexões, então confira seus manuais antes de comprar qualquer coisa.

Você também vai precisar de carregadores (fontes) para seu computador e câmera. Nunca confie na bateria quando estiver importando ou editando vídeos. Essas atividades consomem muita energia e, se o seu computador ou câmera desligar no meio da tarefa, você pode perder todo o trabalho.

Importando os vídeos
Antes de começar a editar, você vai precisar de imagens de vídeo com que trabalhar. Os programas iMovie e Movie Maker aceitam muitos formatos diferentes de vídeo, contanto que sejam digitais. Se você gravar seu vídeo com uma câmera moderna, usando o formato mini-DV, deve ser fácil importar as imagens. Se você deseja editar vídeos analógicos, como os de uma fita VHS, você vai precisar convertê-los para o formato digital antes de importá-los para iMovie ou Movie Maker.

Links úteis:
http://www.update-your-drivers.com/
http://en.wikipedia.org/wiki/List_of_video_editing_software
http://en.wikipedia.org/wiki/Comparison_of_video_editing_software

Exercício 9:
Cozinhar é uma atividade que todo mundo sabe fazer. E é também muito próxima daquilo que acontece em alguns laboratórios. Assim, serve como um excelente tema para treinar.
  1. Escreva uma pauta em 150 palavras sobre a preparação de alguma especialidade deliciosa.
  2. Escreva um pré-roteiro, enfatizando o ponto de vista científico. Alguns aspectos científicos incluem:
    1. Higiene
    2. Mudanças na estrutura molecular que ocorrem durante a preparação da comida
    3. Informações nutricionais
  3. Filme um membro da família mostrando:
    1. Preparação (compras, alimento sendo lavado, mercado, abate do animal)
    2. Preparação inicial (lavar, cortar)
    3. Cozinhar (ferver, assar)
    4. Para acrescentar mais imagens, mostre hábitos locais de seu país
  4. Escolha o software de edição mais adequado e crie sua própria matéria.
  5. Mostre a matéria a outras pessoas e esteja aberto a críticas.



página principal Questões (Parte 1) Respostas (Parte 1) Exercícios
  Questões (Parte 2) Respostas (Parte 2)  
  Questões (Parte 3) Respostas (Parte 3)  
  Questões (Parte 4) Respostas (Parte 4)