Lição 8: Como filmar a ciência
Šárka Speváková e Carolyn Robinson
Com contribuições de Mikoláš Herskovič

8.1 Introdução




Para fazer um bom vídeo de ciência (ou qualquer vídeo), você tem que pensar em três dimensões: primeiro, você precisa ter uma história excelente na cabeça; depois, você precisa ter uma idéia de como visualizar isso; por último, você tem que saber como apoiar essas imagens com sons.

Filmar uma matéria requer mais experiência prática do que qualquer outro trabalho jornalístico. Você não tem apenas que elaborar a pauta, mas também organizar a filmagem e editar os materiais que conseguir.

Para obter o produto final, você tem que usar muitas ferramentas – câmeras, microfones e computadores com softwares de edição. Geralmente, elas são operadas por pessoas especializadas, mas há situações em que você mesmo pode precisar fazê-lo. Portanto, você precisa conhecer cada estágio da confecção de vídeos de ciência, a tecnologia disponível e como comunicar os conceitos para a sua equipe. Mesmo que você não tenha que operar equipamentos, quanto mais você souber sobre as possibilidades e limitações técnicas, melhor você vai poder trabalhar com a sua equipe.

No final desta lição, você terá uma idéia básica dos estágios de trabalho que esperam por você, dos obstáculos que podem aparecer e de como contorná-los.


página principal | próxima