8.22 Questões (Parte 1)


Veja abaixo duas sugestões de pauta para uma matéria (um deles você já viu na seção 8.4.2, “Proposta de pauta”). Responda às questões abaixo e, depois, dê uma olhada no exercício 1 (seção 8.30).

Sugestão de pauta 1: Dos campos de batalha para nossas casas
Uma substância revolucionária, originalmente desenvolvida para neutralizar gases venenosos, vai agora limpar o ar poluído de nossas casas. Pesquisadores tchecos foram os primeiros no mundo a encontrar uma substância que pode anular o efeito de gases militares sem causar danos aos equipamentos eletrônicos de alta tecnologia. Agora, a substância será usada na esfera civil, por exemplo como um componente da tinta de paredes internas e externas das casas. Nosso ambiente é repleto de partículas invisíveis e prejudiciais liberadas por cola, borracha, tapetes, vernizes e vários emolientes que podem ter efeito negativo em nós.

Graças a uma nova tecnologia, chamada anatase (uma modificação do dióxido de titânio, TiO2), pesquisadores do Instituto de Química Inorgânica da Academia Tcheca de Ciências, em cooperação com a empresa Rokospol, criaram uma substância que induz a fotocatálise (uma reação que usa a luz para quebrar substâncias orgânicas) para reduzir significativamente a quantidade de elementos prejudiciais no ar (aproximadamente 10% em dez horas) e transformá-los em moléculas inofensivas de água e dióxido de carbono. Seu uso no futuro, em pinturas multifuncionais, não vai apenas aumentar a durabilidade das superfícies e a beleza das paredes, mas também proteger o ar que respiramos.

Sugestão de pauta 2: Retorno de uma “estranha” terapia
Vírus que se alimentam de bactérias podem curar doenças incuráveis. Especialistas da área da saúde em todo mundo alertam que as bactérias estão adquirindo resistência a antibióticos. Por exemplo, Staphylococcus aureus (MRSA) tornou-se uma ameaça em muitos hospitais, causando doenças inflamatórias incuráveis em pacientes debilitados. Indústrias farmacêuticas enfrentam problemas para criar novos antibióticos porque sua pesquisa e desenvolvimento são demorados e caros.

Na Polônia, um tratamento incomum está sendo usado – bacteriófagos, ou vírus que matam bactérias. Esses vírus, chamados fagos, são os representantes mais numerosos e espalhados da vida em nosso planeta. Há fagos mortais para cada tipo de bactéria, embora eles não sejam perigosos para plantas, animais ou pessoas. Já em 1896, Ernest Hankin observou que a água do rio Ganges, na Índia, prevenia a expansão da cólera. Mais tarde, Félix D'Hérelle explicou que a razão disso era que a água continha um vírus, que ele chamou de “bacteriófago” ou comedor de bactérias. No começo do século XX, o uso de bacteriófagos foi enorme na União Soviética e nos Estados Unidos, e parecia que o tratamento tinha ótimos resultados. Porém, quando os antibióticos foram descobertos, os fagos caíram em desuso. Agora eles estão convocados para voltar.

Questão 1:
Quais são os ganchos das pautas 1 e 2?

Questão 2:
Que informações estão sobrando nas duas pautas?

Questão 3:
Você pode pensar em frases adicionais para essas pautas que mostrem que você não falou com apenas um especialista e que está apto a julgar o tema apresentado?

Questão 4:
Faça uma lista de possíveis imagens que você precisaria coletar para explicar essas matérias para um espectador. Inclua pessoas, animais, atividades, lugares, imagens de arquivo, fotografias e gráficos, além de descrever em detalhe o que você deseja que o espectador veja.


página principal Questões (Parte 1) Respostas (Parte 1) Exercícios
  Questões (Parte 2) Respostas (Parte 2)  
  Questões (Parte 3) Respostas (Parte 3)  
  Questões (Parte 4) Respostas (Parte 4)