8.23 Respostas das questões (Parte 1)


Questão 1
Pauta 1: Uma substância inovadora, originalmente desenvolvida para neutralizar gases venenosos, agora vai limpar o ar poluído de nossas casas.
Pauta 2: Vírus que se alimentam de bactérias podem curar doenças incuráveis.

Questão 2:
Pauta 1: Provavelmente o trecho “Graças a uma nova tecnologia, chamada anatase (uma modificação do dióxido de titânio, TiO2), pesquisadores do Instituto de Química Inorgânica da Academia Tcheca de Ciências, em cooperação com a empresa Rokospol, criaram uma substância que induz a fotocatálise (uma reação que usa a luz para quebrar substâncias orgânicas) para reduzir significativamente a quantidade de elementos prejudiciais no ar (aproximadamente 10% em dez horas) e transformá-los em moléculas inofensivas de água e dióxido de carbono” poderia ser reduzido para “Graças à nova tecnologia, pesquisadores da Academia Tcheca de Ciências, em cooperação com a empresa Rokospol, criaram uma substância que reduz significativamente a quantidade de elementos perigosos no ar e os transforma em moléculas inofensivas de água e dióxido de carbono”.

Pauta 2: Podemos excluir o contexto histórico: “Já em 1896, Ernest Hankin observou que a água do rio Ganges, na Índia, prevenia a expansão da cólera. Mais tarde, Félix D'Hérelle explicou que a razão disso era que a água continha um vírus, que ele chamou de ‘bacteriófago’ ou comedor de bactérias”.

Questão 3:
Muitas respostas são possíveis, mas aqui estão duas sugestões:

Pauta 1: “Gostaria de mencionar que a empresa envolvida ainda está testando os novos materiais. Ela gostaria de em breve ter um produto no mercado e isso parece ser possível. Também estou tentando encontrar um especialista que possa dizer que tipo de regulamentação e requisitos legais um produto novo desse tipo precisa atender”.

Pauta 2: “Pesquisadores em outros países também estão seguindo esse mesmo caminho na pesquisa. Mas os poloneses são os primeiros a realizar um ensaio clínico”.

(É claro que você só pode escrever aqui algo que realmente tenha pesquisado e compreendido. Nunca escreva uma sugestão de pauta pretensiosa. Editores são inteligentes e podem descobrir).

Questão 4:
Muitas respostas são possíveis.


página principal Questões (Parte 1) Respostas (Parte 1) Exercícios
  Questões (Parte 2) Respostas (Parte 2)  
  Questões (Parte 3) Respostas (Parte 3)  
  Questões (Parte 4) Respostas (Parte 4)